Como trabalhar com Recuperação Tributária?

Sabemos que quando se trata de coletar impostos, o Brasil oferece um menu completíssimo para empresas de diversos portes e segmentos. ICMS, IPI/ISS, PIS/COFINS… São tantas siglas e diferentes regulações que um deslize no meio desse impostômetro pode causar danos irreversíveis a qualquer negócio. Assim, a importância de uma gestão de tributos eficiente abre caminho para uma profissão que nunca foi tão necessária: o consultor tributário. Ele é o responsável por orientar as empresas na hora de acertar as contas com o governo, fazer um raio X da companhia para garantir que ela esteja usufruindo de todos os seus direitos legais e assegurar que o leão não esteja comendo demais nem de menos.

Qual a formação de um consultor tributário? 

Ficou interessado nessa área? Então, preste atenção! Se você possui um diploma em Contabilidade, Direito, Administração ou Economia, pode até considerar uma transição de carreira para consultoria tributária. Isso é o que diz uma pesquisa da Delloite realizada com 124 pessoas, em cargos de liderança na área fiscal, para mapear essa trajetória profissional. De acordo com o estudo, 67% dos participantes tem formação em Contabilidade, seguida de Administração com 16%, Direito (13%), Economia (3%) e Engenharia (1%). 

Esses números mostram a diversidade do ambiente tributário, uma vez que ele permeia entre fundamentos de contabilidade, auditoria ou jurídico. Diferente da maioria das profissões, não há um órgão regulador para o consultor tributário, tampouco um curso de graduação específica. Mesmo assim, uma condição fundamental para você, que deseja atuar como consultor tributário, é manter-se atualizado e aprofundar seus conhecimentos com especializações, já que o ambiente regulatório vive em constante transformação. 

Se de um lado, essas mudanças contribuem para fechar o cerco quando o assunto é sonegação fiscal, de outro, demandam das empresas mais atenção nas operações tributárias e profissionais cada vez mais qualificados, uma vez que um número mal apurado pode virar uma multa desnecessária. É nesse universo obscuro que você pode entrar como consultor tributário e mostrar a luz no fim do túnel. 

Curso Recuperação Tributária


Como criar minha empresa de recuperação tributária do zero? 

É muito mais simples do que parece. A princípio, você precisa apenas de três itens essenciais: UM COMPUTADOR, TEMPO e FOCO. Isso mesmo! Se você já está munido de conhecimento técnico suficiente sobre recuperação tributária, já pode trabalhar em seu novo negócio – mesmo em paralelo com sua atividade atual. Isso te dá segurança financeira e permite levantar capital para investir na sua empresa até que ela caminhe com as próprias pernas e se torne rentável a ponto de você se dedicar 100% a ela. 

Esse foi o caminho que eu escolhi para criar a Arte Fiscal. A renda de alguns projetos-piloto era reinvestida no crescimento da empresa sem que eu precisasse de capital de terceiros. Mas isso não significa que deve seguir exatamente o mesmo caminho. O segredo é acompanhar o ritmo de crescimento do seu negócio e suas demandas de trabalho para avaliar o melhor momento de recrutar uma equipe, por exemplo, ou até investir num espaço físico com as devidas estruturas. 

Como prospectar clientes?

Agora que você já sabe como começar sua empresa do zero, está na hora de mostrar que ela existe. E mais importante: mostrar para as pessoas certas. A prospecção de clientes é um elemento fundamental na sua estratégia de negócio, mas pode ser um tiro no pé se você apontar para o lado errado. Por isso, um bom começo é mapear o mercado e definir seu público alvo para entender suas demandas, além de identificar possíveis lacunas tributárias onde pode concentrar esforços. 

O campo de Recuperação Tributária é amplo e oferece diversas oportunidades, portanto, encontrar um nicho dentro de um regime tributário ou setor específico é uma estratégia eficaz para conquistar um status de autoridade e atrair mais clientes. É importante lembrar que a cada dia essa área traz uma novidade a ser explorada, o que contribui para manter sua carteira de clientes sempre ativa. Isso te permite até desenvolver novos produtos para os mesmos clientes. 

Outro ponto chave nessa etapa é investir em comunicação e marketing. Afinal, manter um diálogo eficaz e contínuo com seu público é o melhor caminho para construir credibilidade e pavimentar um caminho sólido e perene no universo da Recuperação Tributária. 

Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários 🙂

Anderson Souza