No dia de ontem (05/11) amanhecemos com a notícia sobre a Operação Saldo negativo realizada pela Receita Federal, aonde foi expedido vários mandados de prisão para empresas de consultoria tributária que atuava como agentes de vendas de créditos tributários. O esquema funcionava da seguinte forma, essas empresas diziam a seus clientes que possuíam créditos tributários e promoviam as vendas desses créditos para compensarem os impostos de seus clientes, créditos esses sem qualquer origem, aonde o empresário atribuía esses créditos a um direito dele e pagava a esses fraudadores um percentual sobre a compensação.
Minha Opinião sobre a Operação Saldo Negativo
Ao longo da minha carreira, sempre repudiei atitudes de empresas que vendem facilidades aos clientes, nunca permiti que um cliente utilizasse de quaisquer benéficos ilegais oferecidos pelas consultorias que vendiam facilidades e por diversas vezes atribuía um nome diferente, particularmente já ouvi : títulos do governo, créditos de precatórios, créditos oriundos de ação judicial e etc.
O fato que esse tema JAMAIS deve ser confundido com o trabalho de recuperação tributária! O trabalho de recuperação tributária tem em sua essência, um estudo profundo na operação do cliente, analisando todas as suas vertentes, em prol de devolver ao contribuinte o que ele pagou indevidamente ao fisco e ainda REGULARIZAR SUA OPERAÇÃO, GERANDO COMPETITIVIDADE E AJUDANDO SUA EMPRESA GANHAR ESPAÇO NO MERCADO!
Posicionamento do Profissional Tributário
Todo trabalho de recuperação tributária a ser realizado passa por um processo de auditoria, só é possível identificar oportunidades tributárias a partir do momento que o profissional audita sua operação.
O profissional gabaritado para executar esse trabalho, tem como premissa recuperar os tributos pagos indevidamente e gerar ganhos futuros para aos clientes, devido sua operação ter sido regularizada.
A culpa desse GOLPE não está nas empresas de consultorias que ofereceram esse serviço com tanta facilidade e sim nos empresários que ao invés de realizar um trabalho bem feito com uma empresa séria, vivem buscando caminhos de facilidades aonde “NÃO GERA TRABALHO”.
Posicionamento do Contribuinte
Cansei de ser questionado em empresas após ter apresentado uma proposta e um check list de documentos necessários para o trabalho, aonde o empresário virava e me dizia:
“Seus honorários estão caro, ontem recebi uma proposta mais baixa e já vão compensar os impostos desse mês”. Muitas vezes o imposto estava para vencer em 2 ou 3 dias.
Enquanto houver gente comprando peças roubadas por serem mais batatas, o roubo de carro nunca terá um fim!
Enquanto houver empresários comprando facilidade e não assumirem a responsabilidade perante a um CNPJ, de um trabalho duro, árduo e honesto, sempre terão pessoas aplicando golpes.
Senhores empresários: Não questionem o quanto o profissional está cobrando ou o prazo de execução, questionem qual será o seu retorno e a segurança que você terá na operação! Não tenham dúvidas, que você estará construindo uma empresa de sucesso!
O mundo da recuperação tributária podem levar sua empresa a darem voos muito mais alto, existem muitas oportunidades na esfera administrativa e judicial que farão de forma lícita sua empresa pagar menos tributos, isso se chama RECUPERAÇÃO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO!
Eu Anderson Souza apoio a Operação Saldo Negativo e espero que um dia possamos viver de uma grande gama de profissionais que estão ajudando as empresas do nosso País!
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e acompanhe o BLOG da Arte Fiscal