Em 2008 eu trabalhava em uma empresa de estabilizadores e nobreaks, uma empresa que era líder de mercado nesse segmento, e eu era o coordenador fiscal dessa empresa, naquela época meu salário era R$ 2.022,00 por mês, se tratando de 11 anos atrás era um salário razoável para quem já era casado e tinha que manter as despesas de um lar, como aluguel, alimentação e todas as despesas que você já conhece.
Nessa época eu também pagava a faculdade, porque foi nessa época que tive condições financeiras para poder fazer a faculdade, naquele tempo a graduação não era para qualquer um, já estava mais acessível, mas ainda era caro.
Em torno de 2008 a empresa que eu trabalhava sofreu um incêndio em um prédio que havia terminado de construir, e por um erro na apólice de seguro, a empresa não teve o reembolso do seguro e a situação da empresa piorou muito.
Como iniciou uma baita redução de custo eu me ofereci a tornar-se um PJ para a empresa e assim eu iria 3 vezes na semana e eles pagariam o mesmo salario que me pagavam mas não teriam todos os encargos e eles aceitaram.
Foi quando aproveitava esses dois dias a mais na semana para poder prospectar novos clientes. O grande problema que eu não me toquei quando tomei essa decisão, é que a única despesa da empresa que estava sendo honrada ao pé da letra, era o salário dos funcionários, ou seja, no primeiro mês trabalhando como PJ eu já tinha a minha primeira inadimplência. E o pior, eu não tinha tido tempo de ter novos clientes, na verdade nem sabia vender, nunca tinha feito isso na vida!
Mas uma coisa aprendi na vida, que quando estamos sendo pressionados, somos capazes de coisas que até nós duvidamos. Eu entrei em contato com a empresa de sistema que atendia essa empresa que eu trabalhava e perguntei se os clientes deles estavam sabendo lidar com o ICMS-ST, já que era um assunto que estava fervendo no mercado. E ele me deu a resposta que eu mais queria ouvir:
NOSSA, ESTÁ UMA ZONA, NOSSOS CLIENTES ESTÃO TODOS PERDIDOS E EU MAIS AINDA, POIS ELES ACHAM QUE SOU EU QUE DEVO IMPLANTAR NO SISTEMA ALGO QUE NEM EU SEI.
Sugeri a ele sem compromisso marcar uma reunião com cada cliente dele, ele poderia falar que ele contratou um consultor para ajudar desenvolver o sistema na parte de ST.
Meu acordo com ele era o seguinte: Eu ajudo você preparar o sistema e você marca as reuniões com seus clientes me apresentando como seu consultor.
TIRO CERTEIRO!!! Fizemos 05 reuniões no primeiro mês, foram 05 contratos fechados de consultoria, porque a necessidade do cliente era muito maior que só ter a parte da ST no sistema. Sai do zero para faturar 10 mil por mês, pois cobrava R$ 2.000,00 de cada cliente. Após 2 meses de inicio um desses clientes me disse o seguinte:
Você irá assumir a contabilidade da minha empresa. Eu disse que não podia por não ter escritório. Ele ligou para o contador da empresa dele na minha frente e cancelou o contrato, desligou o telefone e disse:
AGORA VOCÊ TEM UM ESCRITÓRIO E SE VOCÊ NÃO CORRER NÃO VAI ESTAR PRONTO EM 30 DIAS!
Sai desesperado, mas foi o meu grande mentor, montei o escritório, em 01 ano todos os clientes de consultoria eu já estava atendendo a contabilidade, sem nunca ter trabalhado em um escritório de contabilidade, nunca tinha feito legalização, Contabil, DP… Contratei todos PJ para me ajudar no inicio. DETALHE: Eram só empresas do presumido e real!
Aproveitei e analisei todas essas empresas referente aos últimos 05 anos, levantei muitos créditos tributários que foi o dinheiro que conquistei para poder sair de uma sala sobreloja no bairro que eu morava na zona leste de SP para um escritório muito mais estruturado, já em uma excelente região em SP. Tudo isso aconteceu em apenas 03 anos, chegando hoje a uma estrutura de 160m2 em um prédio comercial com 21 colaboradores, estando entre os 7% dos escritórios considerando estrutura e faturamento, segundo o Sescon.
Só estou te contando isso, não para se gabar ou me aparecer, apenas para te incentivar e mostrar que só será possível você chegar lá, se tiver garra, determinação e suar muito a camisa! Mas também você irá precisar de um diferencial na sua carreira para se destacar, e é por isso que hoje meu propósito é ajudar minha classe a poder dar esse diferencial aos seus clientes!
O caminho que eu segui ainda é o filé do mercado contábil e jurídico, gera caixa para seu cliente e para você!
Agora é com você, um grande abraço e tenha muito sucesso, e muito obrigado por estar comigo até hoje!