O Perfil Profissional de Recuperação Tributária

O mindset de um bom profissional de Recuperação Tributária!

Em tempos de incertezas e do ‘vai’ ou ‘não vai’ da economia, ter as contas em ordem e, principalmente, ter uma estratégia financeira desenhada são as melhores formas de fazer com que uma empresa prospere. Em meio a esse cenário, o profissional de Recuperação Tributária ganha destaque. Isso porque, apenas ele é capaz de orientar um empresário sobre oportunidades que foram postas de lado, além de desenvolver um Planejamento Tributário que diminui a carga fiscal de um negócio. 

O setor tributário é promissor, mas está longe de ser simples. Trabalhar nessa área demanda não apenas conhecimento da legislação, mas sim um mindset voltado exclusivamente para a visão e perspectiva de novas oportunidades. Hoje, minha ajuda será diferente das outras semanas. Vou contar um pouco da minha história e como criei a Arte Fiscal , afim de trazer provocações para ajudá-lo a orientar seu pensamento na direção ao topo de sua carreira tributária. No fim do artigo, vou dar algumas dicas para dar aquele ‘empurrãozinho’.

Como comecei no setor tributário

Nossas histórias podem ser diferentes, mas posso garantir que ambas vão se esbarrar em algum momento. Você já vai entender o porquê: a minha carreira no setor tributário começou aos 18 anos, quando comecei a trabalhar em um escritório especializado na recuperação de créditos tributários. Nesse local, onde exerci minha função por cerca de seis anos, tive a oportunidade de atender grandes empresas e conhecer metodologias e processos diferentes para a realização das tarefas – algumas mais eficientes e outras nem tanto.

Logo após sair dessa empresa, fui convidado para gerir o setor tributário de uma grande indústria do ramo gráfico. Hoje, posso afirmar que esse momento foi um enorme divisor de águas em minha trajetória. Foi por meio desse trabalho que entendi a pluralidade da profissão e, principalmente, a relevância dela no mercado – afinal somos capazes de analisar o passado, entender os impactos dele no presente e antecipar as ações do futuro. 

Em 2009, após mais alguns anos de trabalho, notei uma peculiaridade no mercado que me fez questionar diversos aspectos do sistema: recuperação tributária é apenas para grandes empresas e multinacionais? Como uma pequena empresa pode se beneficiar desse serviço? Como posso ajudar esse nicho de mercado? Quais valores posso transmitir? Quais são as dores dessa parcela? Foi embasado nessas respostas que decidi criar a Arte Fiscal Consultoria e empreender no mercado tributário. 

Mudando o mindset

Após 14 anos de experiência, posso afirmar sem sobra de dúvidas que o mercado muda, contudo, as dores dele continua a mesma. Por que digo isso? Mesmo depois de tanto tempo disseminando conhecimento tributário em empresas de pequeno e médio porte, ainda vejo empresários abrindo negócios sem conhecimento tributário, se aventurando pelo setor, recolhendo tributos desnecessários e, o pior de tudo, utilizando a sonegação de imposto disfarçada de estratégia fiscal.

Esse fenômeno tem acontecido por dois motivos:

  • 1) Muitas empresas ainda não enxergam (ou não conhecem) a relevância de um Consultor Tributário;
  • 2) Os profissionais do setor, que estão ativos no mercado, não estão ajudando os assessorados a gerirem seus negócios corretamente. 

Empreender é um enorme exercício de transformação e resiliência. Digo isso pois, sem questionamentos e iniciativa não há mudança. Se após ler tudo isso, você já sente que pode fazer a diferença para outros negócios e ajudar a mantê-los saudáveis independente do momento econômico do país, então você já mudou o seu mindset e está pronto para revolucionar sua trajetória profissional. O próximo passo é qualificar-se, entender seu valor no mercado e desenvolver uma metodologia própria – mas isso é assunto para o próximo artigo.

Quer obter a qualificação para tornar-se um consultor tributário? Faça sua pré-inscrição em nosso Curso Completo Recuperação Tributária na Prática. Ao longe de X módulos, você aprenderá os aspectos desse trabalho, os regimes tributários, regras entre outros tópicos.

Anderson Souza