Finalmente a época mais esperada do ano chegou: as festas e o tão desejado recesso. Se toda a parte administrativa e financeira da sua empresa já está organizada, então você já pode fazer as malas e aproveitar o descanso. Se ainda não deu atenção para isso, sente, reveja os seus documentos e siga os passos que vou indicar agora nesse artigo.
Primeira coisa que deve saber: nunca deixe para depois. Já estamos em dezembro, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Muitos empreendedores deixam a operação tomar 100% do seu tempo e esquecem de direcionar atenção para coisas importantes como o planejamento estratégico e financeiro do próximo ano. Para sua sorte, ainda está em tempo de fazer isso. Então, mãos à obra!
Analise o mercado (se já fez isso nesse ano, refaça!)
Entenda uma coisa: manter-se atualizado sobre as práticas do mercado nunca é demais. Essa análise não só irá ajudá-lo a conhecer a concorrência, como será um forte aliado para os momentos de crise – uma vez que você pode identificar os erros que as demais empresas do seu setor estão cometendo e remar contra a maré.
Aproveite o mês de dezembro, que tende a ser mais tranquilo no que diz respeito a trabalho, e reveja seu plano de negócio. Analise alguns tópicos e veja o que pode mudar para o próximo ano: Divisão societária? Fornecedores? Colaboradores? Serviços? Estrutura administrativa? Finanças?
E lembre-se: essas mudanças não podem ser feitas sem nenhum fundamento. Você deve ter bastante embasamento e conhecimento do seu público antes de dar qualquer passo a diante.
Desenhe um plano de ações estratégicas
Depois de toda pesquisa, imersão e da revisão no Plano de Negócios, chegou a hora de estabelecer as metas para o próximo ano e desenhar as ações que irão auxiliar nessa conquista. As metas são a chave de qualquer negócio bem-sucedido, por isso não preciso nem dizer o quanto isso será importante para você, certo?
Saiba que ‘meta’ diz respeito a números, portanto você pode determinar as marcas: aquisição de novos clientes, retenção, diminuição de custos, lucro mensal e anual entre outros exemplos. Esses objetivos podem ser separados em metas de curto, médio e longo prazo – nada o impede de começar a trabalhar agora para um propósito que deve ser conquistado apenas em 2025.
Outra dica importante: envolva toda sua equipe nessas ações estratégicas!
Dedique-se às contas
O planejamento financeiro é indispensável quando o assunto é estabelecimento de metas e evolução do negócio, portanto esteja sempre de olho em todas as suas finanças e avalie o que pode ser melhorado em 2020.
Aumentou o seu faturamento de um ano para outro? Enquadre sua empresa em um novo regime tributário. Possui novos tributos para contribuir? Certifique-se que esse tributo é necessário. Pagou mais tributos do que deveria? Entenda o que é Recuperação Tributária, saiba o que é uma consultoria especializada para realizar esse trabalho para você.
Entenda que finanças não é brincadeira. Ela deve ser vista e revista com muito cuidado e, de preferência, sempre acompanhada por um profissional especialista no setor.
Sua empresa já está preparada para 2020? Quais metas pretende alcançar? Aonde deseja chegar? Apenas lembre-se: nenhum objetivo é ousado demais se embasado em informação e dados. Corra atrás do que almeja e tenha um ano novo de muito sucesso e realizações.
Feliz 2020!